O planejamento é necessário, pois possibilita prevê e organizar determinadas ações com a finalidade de atingir os objetivos esperados tornando atividade do professor sem improvisos. Para que possa planejar é essencial seguir algumas instruções para não correr o risco de reproduzir injustiça o qual o planejado seja a realidade da escola assim com os alunos que estão inseridos,dessa maneira se faz necessário conhecer bem a escola: a realidade da escola, recursos humanos e materiais que está dispõem além da conscientização do papel de cada membro que compõem o quadro escolar sejam funcionário, professor a diretor no sentido de não esquecer que este é profissional de educação. Também o reconhecimento do alunado é indispensável, pois estes serão o alvo principal do planejamento, pois devem ser levados em conta que são os alunos, o que trazem em respeito aos conteúdos que serão estudados e quais as suas experiências de vida que este tem com os conteúdos quais são suas expectativas e dificuldades. Esses pontos são fundamentais para não confundir os alunos reais com os alunos idealizados aqueles alunos que dispõem de matérias escolares como livros e outros recursos e são bem alimentados possuindo uma vida tranqüila no ambiente familiar.
O planejamento não deve se considerado como camisa de força para o professor, pois novos conteúdos podem ser inseridos e os conteúdos elaborados podem ser adiados ou retirados.
Levando em conta os conteúdos este geralmente são selecionados pela escola e seus professores o qual trás as seguintes considerações como a informação os conceitos os métodos as técnicas os procedimentos as atitudes e os valores.
A avaliação deve ser considerada continuada ou mediadora, pois é através desde que o professor procura observar o desenvolvimento do aluno o qual possibilita também a avaliação do professor sobre o andamento do que foi traçado no planejamento se está correspondendo o esperado.
O texto também leva em conta a problematização do conteúdo, criar questões que possam ser entendidas pelos alunos, mas que não podem ser respondida de imediato, pois isso faz desperta o interesse sobre o conteúdo caso este não se interesse o que precisa ser mudado são as questões não os alunos.
A avaliação é feita com o propósito de diagnosticar a melhoria do desenvolvimento e a aprendizagem do aluno assim a prova não é a único modo de avaliação podem ser levados em considerações outros trabalhos como atividades desenvolvidas em equipes entre outros.
O planejamento não deve se considerado como camisa de força para o professor, pois novos conteúdos podem ser inseridos e os conteúdos elaborados podem ser adiados ou retirados.
Levando em conta os conteúdos este geralmente são selecionados pela escola e seus professores o qual trás as seguintes considerações como a informação os conceitos os métodos as técnicas os procedimentos as atitudes e os valores.
A avaliação deve ser considerada continuada ou mediadora, pois é através desde que o professor procura observar o desenvolvimento do aluno o qual possibilita também a avaliação do professor sobre o andamento do que foi traçado no planejamento se está correspondendo o esperado.
O texto também leva em conta a problematização do conteúdo, criar questões que possam ser entendidas pelos alunos, mas que não podem ser respondida de imediato, pois isso faz desperta o interesse sobre o conteúdo caso este não se interesse o que precisa ser mudado são as questões não os alunos.
A avaliação é feita com o propósito de diagnosticar a melhoria do desenvolvimento e a aprendizagem do aluno assim a prova não é a único modo de avaliação podem ser levados em considerações outros trabalhos como atividades desenvolvidas em equipes entre outros.
1 comment:
Adorei a síntese e as reflexões sobre estes temas que temos tratado em sala de aula
espero que isto contribua para o planejamento que vocês farão... Como vocês estão com os planejamentos?
Abraços
Post a Comment