Wednesday, March 22, 2006

Ciência e Ciências na escola/ Temas da Ciência


* O desenvolvimento científico se dá através de uma série de demandas (sociais, culturais, econômicas...) do mundo contemporâneo. Este desenvolvimento, inclusive, provavelmente não será abarcado, em sua totalidade, pela formação inicial dos professores. Tendo visto estes temas da Ciência, qual a articulação esperada entre Produção e Ensino de Ciências?

R: Espera-se que o professor tenha em vista fazer com que os alunos compreenda a natureza como processo dinâmico e que as pessoas fazem parte desse processo e cada vez mais a tecnologia está inserida nesse contexto de aprendizagem, sendo assim é possível tratar diferentes temas em sala de aula, mesmo que se tenha que superar tais demandas. O conhecimento cientifico deve ser entendido com algo amplo impossível de ser selecionado, podendo o professor abordar diversas informações em aula, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos Fazendo com que compreenda a realidade do mundo em que vive, tornando indivíduos conscientes e críticos.


DELIZOICOV,DEMÉTRIO
CAPÍTULO 2
TITULO: TEMAs DA CIÊNCIA.

5 comments:

Prof. Vinny Silva said...

Ro, quando você fala que a tecnologia cada vez esta mais inserida no contexto de aprendizagem, concordo, pois assim diferentes temas podem ser tratados em sala de aula tornando a relacao professor - aluno interativo, agradavel e receptivo.

TOTI LICE said...

É necessário que o docente de Ciências esteja disperto para as questões sociais, culturais, ambientais e etc que nos norteia, e faz disso (nossa realidade) um meio que desperte a busca do educando ao conhecer mais e de fato.

TOTI LICE said...

É necessário que o docente de Ciências esteja disperto para as questões sociais, culturais, ambientais e etc que nos norteia, e fazer disso (nossa realidade) um meio que desperte a busca do educando ao conhecer mais e de fato.

Ive Daltro Korossy said...

Para despertar esta criticidade no aluno é preciso tambem abarcar toda ideia que este traz da movimentação que se vê todos os dias, no mundo.
Isto requer tempo e um educador aberto a receber informações e a trocar opinioes sobre todos os temas abordados em sala.
É muito dificil um educador assumir que, em sala de aula, o conhecimento se faz, na realidade, com o aprimoramento das ideias pre existentes dos alunos e que ele precisa se desvenciliar da ideia de que as suas visoes criticas sao mais completas e corretas...
A formação de um professor mais consciente do que seja realmente o seu papel e função na escola criará como consequencia, alunos tambem mais conscientes do seu papel e o da escola...
Só assim, a educação será realmente positiva e aluno e professor serão ativos neste processo educacional.

Anonymous said...

necessario verificar:)