Tuesday, March 28, 2006

LDB

AULA 28/03/2006

QUESTÃO SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E ENSINO DE CIÊNCIAS.


NESSA PUBLICAÇÃO LEVANTEI ALGUNS DADOS DA INTERNET E DO LIVRO DO PORTAL DOS CONCURSOS SOBRE A LDB QUESTÃO SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E ENSINO DE CIÊCIAS.

TITULO VI
SOBRE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO.

ART61- A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DE MODO A TENDER AOS OBJETIVOS DOS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO E AS CARACTERÍSTICAS DE CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, TERÁ COMO FUNDAMENTOS;
I- A ASSOCIAÇÃO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS INCLUSIVE MEDIANTE A CAPACITAÇÃO ENTRE SERVIÇO.
II- APROVEITAMENTO DA FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO E OUTRAS ATIVIDADES.

ART62- A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA FAR-SE-A EM NÍVEL SUPERIOR, EM CURSOS DE LICENCIATURA, DE GRADUAÇÃO PLENA, EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO, ADMITIDA COMO FORMAÇÃO MÍNIMA PARA O EXERCÍCO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO, NA MODALIDADE NORMAL.

ART65. A FORMAÇÃO DOCENTE, EXCETO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, INCLUIRÁ PRÁTICA DE ENSINO DE NO MÍNIMO TREZENTAS HORAS.

ESSES ARTIGOS PROVE QUE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PARA O DESENPENHO EFICIENTE DA ATIVIDADE ASSOCIE AS TEORIA COM PRÁTICAS E QUE ESSA FORMAÇÃO SÃO ADQUIRAS EM ISTUTUIÇÕES DE UNIVERSIDADES E FACULDADES COM CURSOS DE LICENCIATURA PLENA AO QUAL TENHA EXIGENCIA DE PRÁTICA DE ENSINO DE 300 HORA



CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIA NATURAIS.

* ATÉ PROMULGAÇÃO DA LDB 4024/61

AULAS DE CIÊNCIAS APENAS NAS DUAS ÚLTIMAS SÉRIES DO ANTIGO CURSO GINASIAL.

APARTIR DA LEI 5692/71

* O PROBLEMA RELATIVOS AO MEIO AMBIENTE E Á SAÚDE COMEÇARAM A TER PRESENÇA QUASE OBRIGATÓRIA EM TODOS OS CURRÍCULOS.
* QUESTIONAMENTO TANTO DA ABORDAGEM QUANTO DA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS.
* NECESSIDADE DO CURRÍCULO CORRESPONDER AOS AVANÇOS CIENTÍFICOS.

ANOS 80 EM DIANTE.

*TOMA VULTO A TENDÊNCIA CONHECIDA COMO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
* A ANÁLISE DO PROCESSO EDUCACIONAL PASSOU A TER COMO TONICA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PELO ALUNO.
GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE PESQUISAS VOLTADAS Á INVESTIGAÇÃO DAS PRÉ- CONCEPÇOES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE SOBRE O FENÔMENO NATURASI E SUAS RELAÇOES COM OS CONCEITOD CIENTIFÍCOS.

No comments: